Treinamento Básico Orientação Desenvolvimento Estágios do Filhote Manual do Filhote
História Padrão Características Estágios do Adulto Reprodução Curiosidades Fator Genético
   
   

CANIL DE SHIH-TZU | CANIL KING

 

Telefone: (11) 3645.1589 | 9 6787.1696

 
   
   
Reprodução
   

Cio
As cadelas entram no cio em torno de 6 a 10 meses de idade. Algumas apenas com 1 ano. O cio da fêmea tem duração aproximada de 15 dias. Ela aceitará o macho a partir do 7o. ou 8o. dia do cio. Há grande chance de sucesso se a fertilização ocorrer por volta do 11o. dia do cio, momento em que 50% dos óvulos são liberados pelos ovários. O acasalamento pode ser repetido no dia seguinte.

Algumas fêmeas são arredias e não aceitam certos machos; outras, não aceitam nenhum macho. É interessante proporcionar um contato entre os cães antes do início do cio, para observar se há rejeição entre eles. Cães criados fora do convívio com animais da mesma espécie podem ficar assustados ou atacar o parceiro. Da mesma forma, cães muito mimados não aceitam acasalar e não têm interesse pela fêmea, mesmo que ela esteja no cio. Há fêmeas que escolhem um determinado macho e se recusam a acasalar com outros. Nesses casos, é possível recorrer à inseminação artificial. Uma fêmea muito brava pode atacar e machucar seriamente o macho pretendente. É melhor não arriscar.
Pode acontecer uma situação não tão rara de a cadela acasalar com dois machos durante o mesmo cio. Nesse caso, ela terá filhotes dos dois cães. Aqueles que forem filhos de um macho da mesma raça nascerão puros. Mas se o outro cão com o qual a fêmea cruzou for de raça diferente ou um vira-lata, nascerão também filhotes mestiços, todos na mesma ninhada. Pode ser difícil diferenciar os filhotes puros dos mestiços. O teste de DNA pode esclarecer a dúvida.
A cadela de raça pura que cruzou com um vira-lata e teve filhotes mestiços, poderá ter cãezinhos puros na próxima vez que acasalar. Diferente do que alguns pensam, cruzar com um cão vira-lata não "estraga" a raça da cadela. Isso é apenas uma crença popular, mas sem nenhum fundamento.

   

Canil de Shih-Tzu

 


Manual do Filhote
Socialização
Dicas e Cuidados
Orientações

Nomes

 
 

FILHOTES A VENDA

 

 

 

© 2009 Canil de Shih Tzu - Todos os direitos reservados - Design by: EF.
Fone: (11) 3645-1589 | Cel.: (11) 96787-1696| E-mail faleconosco@euqueroumfilhote.com.br